Localização:
Rodovia Anhanguera, Km 174
Araras - São Paulo - Brasil

Contato:

Telefones de contato

Graduação

Apresentação

Curso de Biotecnologia

O curso de Biotecnologia, oferecido no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, foi criado em 2006 e é o segundo do Estado de São Paulo. Sua proposta envolve sólida formação, nos primeiros anos, nas disciplinas de Biologia, Matemática, Física, Química e Bioquímica.

No decorrer do curso são introduzidos conhecimentos tecnológicos nas áreas agrícola (cultura de tecidos, biofábrica, alimentos e processos fermentativos agroindustriais) e ambiental (biotecnologia do solo, poluição, tratamento biológico de resíduos e biorremediação). Alguns aspectos abordados são: Microbiologia, Biologia Molecular, Engenharia Genética, Melhoramento Genético, Genética Molecular, Biossegurança, Bioética e Bioinformática.

Os avanços biotecnológicos têm revolucionado diversos aspectos da vida humana e da relação do homem com a Natureza:

• Saúde: a Biotecnologia pode levar à descoberta de novas formas de diagnosticar, tratar e prevenir doenças.

• Agricultura: aspectos que vão desde o plantio de sementes até os alimentos colocados na mesa podem ser afetados por essa nova área do conhecimento.

• Meio ambiente: a Biotecnologia atua na recuperação do solo de áreas degradadas, pode desvendar fontes mais novas e limpas de energia reciclável, novos métodos de detectar e tratar contaminações ambientais, e desenvolver novos produtos e processos menos danosos ao ambiente.

• Indústria: pesquisas buscam métodos de utilização de microrganismos na produção de alimentos e bebidas, como laticínios, cerveja e vinho, e na produção de álcool combustível.