Localização:
Rodovia Anhanguera, Km 174
Araras - São Paulo - Brasil

Contato:

Telefones de contato

Graduação

Apresentação

Com a transferência do extinto IAA/PLANALSUCAR para a UFSCar em 1991, a predominância do seu corpo técnico e da infra-estrutura passou para a Universidade. À época foram criados três Departamentos, agrupando no Departamento de Biotecnologia Vegetal (DBV) as antigas áreas de Entomologia, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia e Melhoramento. Visando atender aos objetivos de desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão, foi criado o curso de Agronomia.

Os pesquisadores, agora docentes, passaram a ministrar disciplinas na grade curricular do curso e a dar continuidade, em parte, aos trabalhos que eram desenvolvidos no IAA/PLANALSUCAR. Novas áreas, Botânica, Silvicultura e Zootecnia foram agregadas ao Departamento para atender a agronomia. Posteriormente, dois novos cursos na graduação, Biotecnologia e Agroecologia, e na pós-graduação, Agricultura e Ambiente e Agroecologia e Desenvolvimento Rural, foram criados demandando ao Departamento atendê-los.

Após adaptações, adequações e construção de novas instalações o Departamento passou a contar com excelente estrutura de laboratórios, salas de aulas práticas, equipamentos, casas de vegetação, área agrícola etc. que possibilitam suprir à demanda da comunidade acadêmica e externa. Em face de sua expansão, houve necessidade de mudar o nome do Departamento, hoje denominado Departamento de Biotecnologia e de Produção Vegetal e Animal (DBPVA).

Trabalhos desenvolvidos em Programas e/ou Projetos nas áreas de botânica, biotecnologia vegetal, fisiologia vegetal, fitossanidade (doenças, entomologia, fitopatologia e nematologia), melhoramento genético (cana-de-açúcar e de hortaliças), silvicultura e zootecnia (gado de leite, piscicultura e aves) compõem as linhas mestres de atuação do DBPVA. Estas atividades, integradas aos cursos ministrados, permitem a desejada interação entre o corpo docente e discente contribuindo para formar novos profissionais e para atender aos anseios da sociedade.

Chefia do Departamento

A administração do DBPVA é exercida pela Profa. Dra. Maria Bernadete Silva de Campos e pelo Prof. Dr. Fernando Cesar Sala como seu suplente, tendo como órgão deliberativo, o Conselho Departamental, composto por todos os docentes do DBPVA, além de um representante do corpo técnico-administrativo e um do corpo discente.

Contatos:

Telefones: (19) 3543-2612 – 3543-2613
E-mail: varlene @ cca.ufscar.br

Corpo Docente
Técnicos Administrativos
Laboratórios
Projetos de Pesquisa e Extensão