Localização:
Rodovia Anhanguera, Km 174
Araras - São Paulo - Brasil

Contato:

Telefones de contato

Graduação

Projetos de Extensão

Alexandre Colato
Jornada das Estrelas no CCA
Evento de divulgação de Astronomia desenvolvido em parceria com o Campus de São Carlos. O objetivo principal é trazer temas de astronomia para ser apresentado a toda população através de palestras, obserervações astronomicas do céu noturno e vídeos.

Elaine Gomes Matheus Furlan
A experimentação como recurso pedagógico no UFSCurso
A proposta consiste em elaborar atividades de experimentação através de situações inovadoras de ensino (tais como: atividades investigativas ou lúdicas, uso de tecnologias, materiais e métodos alternativos, entre outros) que contemplem a contextualização de temas abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo principal da atividade é atender os alunos/professores do UFSCurso, complementando suas ações pedagógicas, além de outros estudantes interessados, visando o preparo para a realização do ENEM e outros vestibulares. As atividades serão realizadas por graduandos da UFSCar, professores e/ou monitores do UFSCurso.

Estéfano Vizconde Veraszto
Programa de Extensão para a Democratização do Conhecimento: comunicação entre Universidade, Comunidade e Escola
O Programa de Extensão para a Democratização do Conhecimento: comunicação entre Universidade, Comunidade e Escola, do DCNME, articula projetos de extensão de caráter multidisciplinar às atividades de pesquisa e ensino, de maneira a evidenciar estes elementos indissociáveis que caracterizam a universidade. O principal intuito do programa é contribuir para o oferecimento de oportunidades de aprendizagem a todos os envolvidos. O programa possibilita uma formação ampla e sólida dos acadêmicos da UFSCar fundamentada no diálogo para intervir na realidade das escolas de educação básica e pública, ao mesmo tempo em que permite o acesso de diferentes segmentos da sociedade à universidade e às atividades por ela e nela desenvolvida.

Planejamento e elaboração de material didático para o Curso Pré-Universitário Popular (UFSCurso)
A atividade consiste em planejar, elaborar e aplicar material didático, através de propostas inovadoras de ensino (tais como atividades investigativas ou lúdicas, uso de tecnologias, entre outros) que contemplem temas abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo principal da atividade é atender os alunos do Curso Pré-Universitário Popular (UFSCurso), complementando as ações do cursinho. Busca também atender outros estudantes que manifestarem interesse visando à melhoria do desempenho escolar e o preparo para a realização do ENEM e outros vestibulares. O trabalho será desenvolvido por graduandos da UFSCar, Campus Araras, que participam do UFSCurso como professores e/ou monitores, realizando as atividades com frequência de três encontros semanais.

Programa de Consolidação das Licenciaturas – PRODOCÊNCIA
O Programa de Consolidação das Licenciaturas é uma ação da Capes cuja finalidade é o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente.

Helka Fabbri Broggian Ozelo
PIBID – UFSCar/Parceria Colaborativa entre Universidade e Escola: contribuições para a formação de professores
O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Os objetivos do programa são: Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Renata Sebastiani
Oficina de estudos botânicos
As atividades de extensão previstas nesse projeto referem-se ao curso de extensão “Fundamentação básica para o ensino de Botânica” e o atendimento ao público para identificação de plantas e discussão sobre o ensino de Botânica. As atividades terão início em fevereiro de 2014.

Ricardo Toshio Fujihara
Percursos na formação para a docência: itinerários, recursos e práticas em debate
Projeto Prodocência (Edital nº 019/2013/CAPES – Programa de Consolidação das Licenciaturas). Uma das propostas deste projeto é ministrar uma ACIEPE que tem como objetivo elaborar e desenvolver atividades experimentais nas áreas de Química, Física e Biologia utilizando, preferencialmente, os laboratórios de Ciências e recursos virtuais nos laboratórios de informática das escolas, com possibilidades colaborativas na educação especial. A seleção das práticas foi realizada de modo a contemplar os temas do currículo do ensino médio e do ENEM. A ACIEPE será oferecida uma vez ao ano: nos primeiros semestres de 2014 e 2015.

Revista eletrônica “Ciência, Tecnologia & Ambiente”
A revista eletrônica “Ciência, Tecnologia & Ambiente” é vinculada ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Araras, SP. Tem por finalidade publicar trabalhos relacionados às experiências formativas nas seguintes áreas: i) Ciências do Ambiente, (ii) Ciência, Tecnologia e Sociedade, (iii) Educação e Formação de Professores. Ainda objetiva contribuir com um aprendizado compartilhado e construção do conhecimento científico de alunos e docentes, por meio de encontros para a apresentação e discussão de temas/assuntos pertinentes à produção e divulgação do conhecimento científico, como fator de impacto, indexação, QUALIS, dentre outros.

Tatiana Santana Ribeiro
Percursos na formação para a docência: itinerários, recursos e práticas em debate
Projeto Prodocência (Edital nº 019/2013/CAPES – Programa de Consolidação das Licenciaturas). Uma das propostas deste projeto é ministrar uma ACIEPE que tem como objetivo elaborar e desenvolver atividades experimentais nas áreas de Química, Física e Biologia utilizando, preferencialmente, os laboratórios de Ciências e recursos virtuais nos laboratórios de informática das escolas, com possibilidades colaborativas na educação especial. A seleção das práticas foi realizada de modo a contemplar os temas do currículo do ensino médio e do ENEM. A ACIEPE será oferecida uma vez ao ano: nos primeiros semestres de 2014 e 2015.

Tathiane Milaré
Programa de Extensão para a Democratização do Conhecimento: comunicação entre Universidade, Comunidade e Escola
O Programa de Extensão para a Democratização do Conhecimento: comunicação entre Universidade, Comunidade e Escola, do DCNME, busca articular projetos de extensão de caráter multidisciplinar às atividades de pesquisa e ensino, de maneira a evidenciar estes elementos indissociáveis que caracterizam a universidade. O principal intuito é contribuir para o oferecimento de oportunidades de aprendizagem a todas e todos os envolvidos, permitindo possibilidades de estudos e uma formação mais ampla e sólida dos acadêmicos da UFSCar fundamentada no diálogo para intervir na realidade das escolas de educação básica e pública, ao mesmo tempo em que pode possibilitar o acesso de diferentes segmentos da sociedade à universidade e às atividades por ela e nela desenvolvidas.

Valéria Forni Martins
I Ciclo de Palestras do CCA
O objetivo deste projeto é trazer palestrantes de outras instituições à UFSCar campus Araras. As visitas ocorrem aproximadamente a cada duas semanas durante o segundo semestre de 2013. Os profissionais visitantes ministram uma palestra aberta a todo o público do CCA, incluindo discentes, docentes e técnicos-administrativos. Este projeto é financiado pelo Comitê de Eventos do CCA.

Apresentação
Corpo Docente
Técnicos Administrativos
Projetos de Pesquisa