Localização:
Rodovia Anhanguera, Km 174
Araras - São Paulo - Brasil

Contato:

Telefones de contato

Graduação

Projetos de Pesquisa

Alexandre Colato
Simulação computacional de processos evolutivos
Esta pesquisa tem grande importância para o entendimento da evolução de populações microbianas. Processos como a perda estocástica dos indivíduos mais adaptados, chamado de Catraca de Muller, permitem este estudo teórico e que possui ampla aplicação em populações reais, tanto para o entendimento direto de sua evolução como em aplicações práticas importantes, como. o tratamento de doenças através do desenvolvimento de estratégias utilizando a evolução destas populações

Dinâmica presa-predador
O principal objetivo desta área de pesquisa é desenvolver modelos teóricos, através de simulações computacionais e de equações diferenciais que são capazes de representar da forma mais real possível uma dinâmica entre presa e predadores da região de Ilhéus no sul da Bahia. Para isso são utilizados dados obtidos em experimentos de campo, visando entender em detalhes como se dá a interação entre as presas e seus predadores naturais.

Determinação do índice da qualidade do solo via modelagem computacional
Diferentes são os processos através do qual podemos determinar a qualidade de um determinado solo, estes podem ser via análise de componentes químicos, físicos, microbiológicos, entre outros. Neste trabalho desenvolvemos uma ferramenta computacional, baseada em um modelo de pontuação, que leva em consideração diferentes características do solo, com determinados pesos, de maneira que o resultado final leve em consideração os mais diferentes indicadores, tornando a análise um processo bastante geral.

Ane Hackbart de Medeiros
IMBICONT: Improved Biological Control for IPM in fruits and berries
Tem o objetivo de fornecer soluções futuras para o Manejo Integrado de Pragas sustentável (IPM) em frutas e morango por uma série de estudos sobre as opções de controle biológico no Estado de São Paulo, Brasil, e na Dinamarca. IMBICONT é interdisciplinar desde que a pesquisa envolve áreas ciências relacionadas a biologia molecular, entomologia aplicada, microbiologia, controle de pragas, tecnologia de aplicação, e micro-economia. Estreita colaboração entre a equipe brasileira e a equipe dinamarquesa garante que a tecnologia e métodos, entendimento conceitual, bem como resultados específicos serão trocados. Liderança conjunta de todos os três (WP) pacotes de trabalho e supervisão conjunta de alunos de doutoramento irá contribuir para alcançar essas metas. Três culturas foram escolhidas: morango nos dois países, além de citrus no Brasil e maçã na Dinamarca. Dois grupos de agentes de biocontrole foram selecionados: fungos patogênicos e insetos predadores. Nosso objetivo é explorar a biodiversidade não conhecida de entomopatógenos. Além disso, novas estratégias para melhorar as interações benéficas com inimigos naturais será desenvolvidas. Novos métodos de produção, formulação e técnicas de aplicação também serão desenvolvidas para fungos entomopatogênicos inexplorado. Finalmente, uma avaliação micro-econômica do valor do controle biológico será realizado em frutas e morango. Atividades conjuntas, incluindo workshops e disciplinas de doutorado estão sendo planejadas. Além dos aspectos aplicados, IMBICONT também irá fornecer novos dados significativos sobre a biodiversidade, co-evolução e interações entre populações. Período de vigência: 2012 – 2015. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

Avaliação da degradação de DNA da cepa Y50-56 de Saccharomyces cerevisiae em plantios de cana-de-açúcar
Esse projeto objetiva avaliar a segurança ambiental da levedura, Saccharomyces cerevisiae, geneticamente modificada (GM) para produção de diesel. Os estudos foram planejados considerando que levedura GM será produzida em sistema de contenção e o efluente do processo de produção será liberado no ambiente após tratamento de degradação. Será avaliado o risco de liberação não intencional do organismo vivo no solo a partir do sistema de contenção.

Daniele Lozano
PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Elaine Gomes Matheus Furlan
O trabalho docente nos diferentes modelos criados na América Latina para formação de professores das séries iniciais que se encontram em serviço
Rastrear a gênese dos cursos de formação continuada no que tange às propostas de trabalho docente em seu interior procurando identificar as formas de atuação docente nos diversos modelos, além de desenvolver análises comparativas, especialmente entre os cursos especiais professores em serviço em diferentes países da América Latina. PUC/SP – FE/USP – FAPESP.

Qualidade e metrologia em química atreladas a norma ISO Guia IEC 17025
Este projeto tem por objetivo, em parceria com a empresa OIKOS Controle Ambiental Ltda., proceder o treinamento técnico-científico de colaboradores da empresa e de permitir aos discentes do Curso de Bacharelado em Química Ambiental aplicarem, na prática, dentro de um sistema da qualidade, baseado na norma ISO Guia IEC 17025, os conhecimentos obtidos no tema metrologia em química e qualidade. Para a consecução deste projeto a empresa financia bolsas de estudo para os estudantes envolvidos no projeto, reagentes, reativos, dentre outros, os custos de deslocamento e de estadia dos dicentes e do docente supervisor, junto a mesma, além, de franquear suas instalações para o desenvolvimento de atividades experimentais – IBILCE/UNESP.

Docência em suas múltiplas dimensões
Investiga com a instituiçao social escolar realiza os processos e as práticas educacionais, visando a formação e a educaçao dos seus profissionais e dos sujeitos que envolve. – PUC/SP.

Estéfano Vizconde Veraszto
Ambientes Tecnológicos Interativos e Educação: uma proposta para inovação tecnológica
Este projeto, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação da UNICAMP e o grupo de Controle, Estimação e Modelagem da Faculdade de Engenharia Elétrica da UNICAMP, busca investigar como ambientes tecnológicos interativos podem ser concebidos como inovação tecnológica voltada para o contexto educativo. Espera-se mapear indicadores de ambientes tecnológicos interativos, considerando aspectos técnicos e operacionais. Para o desenvolvimento da proposta será adotada metodológica qualitativa de Análise de Conteúdo para a análise bibliográfica e metodologia quantitativa de Análise Multivariada para mapeamento das perspectivas do público alvo. Os resultados da investigação deverão ser aplicados no desenvolvimento de ambientes que preconizam inovação para o contexto educacional.

A percepção de cegos congênitos sobre fenômenos naturais e o processo de conceitualização em ciências: um estudo com alunos de licenciaturas em cursos de ciências da natureza
O projeto, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Inclusão Escolar da UNESP, busca investigar a percepção de cegos congênitos sobre fenômenos naturais e o processo de conceitualização em ciências a partir das concepções de alunos de licenciaturas em cursos de ciências da natureza. Serão analisadas as concepções de licenciandos em cursos de ciências da natureza acerca da formação de conceitos em cegos congênitos. A partir dos dados, uma escala de valores será desenvolvida e analisada a partir de metodologia quantitativa com a técnica de análise fatorial. Com o trabalho espera-se contribuir para a compreensão do processo de conceitualização em ciências em cegos, assim como estabelecer relações sobre como professores em formação trabalham com essas questões.

Ensino de Física e formação de professores: possibilidades de apropriação de elementos da Educação Tecnológica na prática docente
O projeto visa a elaboração, aplicação e análise de atividades instrumentais no Ensino de Física a partir das concepções de ciência e tecnologia presente nos professores em formação. O projeto prevê uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo para avaliar os resultados com o intuito de comparar a evolução do trabalho ao longo de três anos. Trata-se de um projeto investigativo que também levará em consideração a concepção, aplicação e análise de atividades contextualizadas de ensino cujos resultados práticos poderão vir a gerar projetos de extensão universitária.

Fernanda Vilhena Mafra Bazon
PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Helka Fabbri Broggian Ozelo
Desenvolvimento e implementação de técnicas multimodais de neuroimagem no estudo de funções cognitivas
O objetivo geral do projeto é implementar e desenvolver a linha de pesquisa que compreende o estudo de funções cognitivas, por meio de avaliação neuropsicológica e de técnicas de neuroimagem estrutural e funcional, em condições normais e patológicas.

Odilon Lourenço da Silva Filho
Física Hadrônica e Equações de Estado
Utilizando modelos relativísticos e não relativísticos representados respectivamente, pelos modelos relativísticos de campo médio (RMF) e pelos modelos de Skyrme, procuramos descrever a termodinâmica de diversos sistemas hadrônicos, tais como estrela de nêutrons, matéria nuclear e núcleos finitos. Para tal objetivo, construímos, a partir de técnicas de teoria quântica de campos, as equações de estado (EOS) de cada modelo. A partir dessas EOS, investigamos na matéria nuclear infinita, por exemplo, o fenômeno da transição de fases do tipo líquido-gás e, correlações entre os observáveis em baixas densidades.

Modelos Fenomenológicos da QCD
Ainda no campo das interações fortes, estudamos também a estrutura de modelos fenomenológicos da QCD, tais como o modelo PNJL. Neste modelo, o confinamento de quarks é caracterizado pelo laço de Polyakov, que se insere na termodinâmica do modelo a partir de um campo escalar. A análise conjunta com os modelos hadrônicos RMF nos permite investigar sob quais circunstâncias se dá a transição de fases do tipo hádron-quark, caracterizada pela perda da identidade dos hádrons em favor dos quarks que os constituem. Tal transição ocorreu inicialmente na formação do universo primordial, quando o chamado Plasma de Quarks e Glúons deu origem à matéria hadrônica conhecida atualmente. Nos dias de hoje, a transição hádron-quark é esperada ocorrer nas estrelas de nêutrons.

Decaimentos de mésons pesados
Mais um estudo investigado em nossa linha de pesquisa é o da modelagem de decaimentos de mésons pesados a partir da solução numérica da equação de Bethe-Salpeter (BS) de três corpos, para o caso em que os decaimentos envolvem este número de partículas no estado final. Particularmente, analisamos como tais decaimentos estão associados com a chamada quebra de simetria carga-paridade (CP), quebra esta que dá origem à assimetria exibida entre matéria e antimatéria no universo. A solução da equação de BS fornece módulos e fases das amplitudes de decaimento que são comparadas com dados experimentais advindos da importante colaboração internacional LHCb do CERN, da qual faz parte o Brasil.

Renata Sebastiani
Estudos Zoobotânicos e Ecológicos em fragmentos florestais na Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS), São Paulo
Durante o 1º Semestre de 2013 foi estabelecida uma parceria com a Fazenda das Forças Aéreas de Pirassununga (FAYS), que mantém uma área com fragmentos de formações de cerrado s.l. e floresta estacional. Em conjunto com os docentes Profa. Dra. Kayna Agostini, Prof. Dr. Ricardo Toshio Fujihara, Profa. Dra. Valéria Forni Martins, e Prof. Dr. Vlamir José Rocha serão realizados estudos botânicos, zoológicos e ecológicos desses fragmentos.

Levantamento da família Malpighiaceae para a Reserva Biológica de Mogi Guaçu (Mogi Guaçu, SP)
Esse projeto está sendo realizado com base em coleções realizadas pelos membros do grupo e no acervo depositado no herbário Maria Eneyda K. Fidalgo (SP). Os demais componentes do grupo são Denise Montan e Nicole Butolo, alunas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar e Ricardo Bressan Pacífico, aluno do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maringá.

Ricardo Toshio Fujihara
Comunidade de microfungos em ninhos arborícolas de Acromyrmex coronatus (Fabricius, 1804)
O objetivo deste trabalho é estudar o perfil da comunidade de microfungos presente nos jardins de fungo de ninhos arborícolas de Ac. coronatus, buscando verificar se existe variabilidade em sua carga (número) e diversidade, quando comparados com ninhos de solo de outras espécies de Acromyrmex. Apesar de não serem antagonistas específicos do jardim do fungo mutualístico, muitos desses microfungos, especialmente os fungos filamentosos, podem auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias de controle para as formigas cortadeiras, com ênfase no controle biológico, justificando a realização deste trabalho.

Roselena Faez
Híbridos poliméricos para liberação de nutrientes: preparação, caracterização e avaliação in situ no solo
O tema principal deste projeto é a preparação, caracterização e aplicação de materiais poliméricos híbridos na liberação de nutrientes (nutri-liberadores) em solo e planta. O projeto engloba três principais metas: 1) Preparação e caracterização de híbridos poliméricos na forma de microesferas aditadas com macronutrientes (nitrogênio e potássio); 2) Avaliação do mecanismo e cinética de liberação do nutriente na água; 3) Avaliação da liberação do nutriente no solo (em laboratório e em campo) pela técnica TDR (Reflectometria no Domínio do tempo). A motivação principal está na preparação de uma microesfera a partir de materiais naturais (quitosana, argila montmorilonita e bagaço de cana-de-açúcar) aditada com nutrientes e a sua aplicação no solo com acompanhamento in situ da liberação do nutriente por uma técnica eletromagnética que avalia a movimentação iônica em sistemas particulados, como é o caso do solo. O aumento da eficiência do uso do fertilizante, a redução da toxicidade no solo e a diminuição dos efeitos negativos associados à sobredosagem são algumas das vantagens de materiais de liberação controlada. A quitosana é um biopolímero natural e possui a habilidade de formar filmes, fibras, géis e microesferas, responsáveis por suas mais diversas aplicações. É um polímero multifuncional contendo grupos amina (NH2) e hidroxila (OH-) capazes de interagir com diferentes moléculas e íons. A adição de silicatos lamelares, como argilas naturais, é uma alternativa muito promissora para melhorar as propriedades mecânicas e aumentar a capacidade de sorção tanto de água como compostos químicos. O bagaço de cana-de-açúcar é uma biomassa com alta capacidade de sorção de água e compostos químicos e a mistura com a quitosana fornece rigidez ao material para utilizá-lo diretamente no solo em proporções adequadas. Vale ressaltar que a sinergia das propriedades dos materiais quitosana/argila e quitosana/bagaço alia as propriedades de biopolímero e cargas naturais com a sustentabilidade do seu uso no solo em função das propriedades biodegradáveis da quitosana. É importante destacar que o uso da técnica da TDR no monitoramento in situ da liberação do nutriente no solo é inovador nesta área de materiais aplicados à agricultura e fornecerá informações de forma rápida e precisa sobre a eficiência do material no solo e planta de curto a longo prazo. Finalmente, a química aplicada à agricultura é um dos aspectos importantes do projeto, principalmente, em função do enfoque multidisciplinar em um campus de Ciências Agrárias. Vem de encontro com a criação de um núcleo de estudo que agrega diferentes profissionais em uma temática única, o ambiente. O presente projeto tem duração estimada de 24 meses e será desenvolvido por dois docentes da UFSCar. Durante este período pretende-se inovar na área de materiais aplicados à agricultura e ambiente, melhorar e consolidar um grupo de pesquisa na área de materiais híbridos no campus de Araras e formar recursos humanos (graduação e pós-graduação) neste campo de atuação. Financiamento FAPESP- Auxílio Regular. Coordenadora. Vigência 2014-2016.

Preparação, caracterização e avaliação de propriedades de polímeros condutores híbridos nano-estruturados em meio não convencional
O tema principal deste projeto é a preparação, caracterização e aplicação de materiais condutores híbridos nanoestruturados em meio não convencional. O projeto engloba quatro principais frentes de trabalho: 1) obtenção e caracterização de polímeros condutores (PC) como filmes finos e pós em meio de líquidos iônicos (LI); 2) preparação e modificação de matrizes hospedeiras inorgânicas (MI) e elastoméricas com líquidos iônicos; 3) obtenção e caracterização de materiais híbridos constituídos das matrizes inorgânicas e polímeros condutores (MI/PC) em Lis; 4) processamento e caracterização de MI/PC com diferentes elastômeros (MI/PC/EL) em líquidos iônicos. Este tema é de grande interesse científico e tecnológico e visa obter materiais que possam ser aplicados, como por exemplo, na construção de sensores de pressão, materiais absorvedores de radiação eletromagnética, células eletroquímicas emissoras de luz, eletrólitos sólidos, entre outras possibilidades. O projeto conta com a participação tres docentes da UNIFESP- Campus Diadema. Financiamento FAPESP -Jovem Pesquisador. Coordenador.

Tatiana Santana Ribeiro
Síntese e modificação de potenciais substâncias bioativas e utilização de novas alternativas nanobiotecnológicas: nanoencapsulamento para liberação controlada e estudos de caracterização por Ressonância Magnética Nuclear
O projeto visa a síntese de potenciais inseticidas a partir de produtos naturais e nanoencapsulamentos destes compostos (Ciclodextrinas, Alta amilose). Técnicas de RMN serão utilizadas para a elucidação deste compostos livres e encapsulados e realizar estudos de interação.

Tathiane Milaré
O lugar da Química no Ensino Fundamental: um diagnóstico do Ensino de Ciências do nono ano em escolas de Ponta Grossa
O projeto tem como objetivo caracterizar o Ensino de Química desenvolvido nas escolas públicas de Ponta Grossa, na última série do Ensino Fundamental e propor novas formas de abordagem da Química neste nível de ensino.

Valéria Forni Martins
Estrutura espacial de espécies arbóreas tropicais: fatores e processos
O objetivo deste estudo é determinar a contribuição da densidade de indivíduos grandes, sistema reprodutivo, mecanismo de dispersão, altura maxima da espécie, densidade da madeira e processos pós-dispersão para a distribuição das árvores da Mata Atlântica em 14 ha do Parque Estadual da Serra do Mar, litoral norte do estado de São Paulo. Para isto, é utilizada a estatística O-ring (substitui os círculos da função K por anéis, não sendo uma função cumulativa) para a determinação da estrutura espacial das populações. Também são usados modelos explicativos filogeneticamente explícitos para se determinar a contribuição da filogenia para a estrutura espacial.

Padrão espacial de três espécies arbóreas ornitocóricas da Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas no litoral norte do estado de São Paulo
O objetivo deste estudo é compreender os mecanismos que geram a estrutura espacial de três espécies arbóreas da Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas no litoral norte do estado de São Paulo. Também visa-se compreender como a estrutura espacial altera-se entre diferentes estádios ontogenéticos. Para isto, é investigada a estrutura espacial da chuva de sementes e da mortalidade de plântulas, utilando-se análises espaciais como a estatística O-ring, SADIE e SEVM. Desta forma, é possível testar-se diretamente os modelos Janzen-Connell e de Hubbell.

Espécies arbóreas da floresta ombrófila densa apresentam dependência negativa de densidade devido à competição intraespecífica por exploração?
O objetivo deste estudo é determinar se cinco espécies arbóreas da Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas no litoral norte do estado de São Paulo apresentam dependência negativa de densidade (DND) devido à competição intraespecífica por exploração. A DND é considerada um dos principais mecanismos de coexistência em regiões megadiversas, como florestas tropicais. Para responder ao objetivo, serão utilizadas métricas espaciais baseadas na função de correlação entre pares g(r) com o modelo nulo de rótulos aleatoriamente distribuídos e a função de correlação entre marcas κ(r) com o modelo nulo de marcação independente. A partir dessas análises, será possível avaliar a estrutura espacial da mortalidade e da distribuição do tamanho dos indivíduos nas populações.

Apresentação

Corpo Docente
Técnicos Administrativos
Projetos de Extensão