História

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, localizado em Araras/SP, possui suas raízes no contexto histórico do município. Em seus 230 hectares de extensão, inicialmente encontravam-se as plantações de café da Fazenda Santa Escolástica, que em 1953 foi comprada pelo presidente do Instituto de Açúcar e Álcool (IAA). Neste momento, a fazenda inicia suas atividades com a cana-de-açúcar por meio do Programa Nacional de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (Planalsucar).

Em 1990 houve a extinção do IAA, por meio da Lei 8029/90 e Decreto 9940/90, sendo que em 1991 a UFSCar incorporou as unidades paulistas do extinto Planalsucar, dando origem ao CCA. As atividades do centro iniciaram-se neste mesmo ano e em 1993 o curso de Engenharia Agronômica foi implantado. Já em 2006 implantou-se o curso de Bacharelado em Biotecnologia e o Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural.

Com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) surgiu nova oportunidade para o CCA, que em 2010 criou quarto cursos de graduação: Bacharelado em Agroecologia, e Licenciaturas em Física, Ciências Biológicas e Química.