Localização:
Rodovia Anhanguera, Km 174
Araras - São Paulo - Brasil

Contato:

Telefones de contato

Graduação

Licenciatura em Biologia

Apresentação
Ensinar e aprender Ciências Biológicas no dia-a-dia

Atualmente percebe-se a crescente valorização do conhecimento biológico para educação e conservação ambiental e desenvolvimento de novas tecnologias que suportam o convívio sustentável do homem com o meio ambiente. Com a consciência de que a sociedade não é estática e que passa por sucessivas transformações e mudanças, o ensino de Ciências Biológicas pode contribuir para a formação do cidadão e dar-lhe condições para a construção, reconstrução e produção de conhecimentos para atender as novas necessidades e interesse de sua realidade. Com isso, a proposta do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que será oferecido no campus de Araras busca formar educadores não somente com competência para ensinar, mas de associá-los às demais ciências visando o desenvolvimento responsável. Ele estará preparado para investigar os processos de ensinar e aprender Ciências e Biologia, para disseminar conhecimentos gerados pela pesquisa da área e para coordenar e atuar em equipes multidisciplinares.

Como será o curso na UFSCar
O curso será oferecido no período noturno e terá duração mínima de quatro anos e meio. O aluno terá formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Biologia, além de noções básicas de Química e Física. Os alunos serão preparados para desenvolver investigações sobre os processos de ensinar e aprender biologia e disseminar conhecimentos que darão embasamento para sua atuação profissional na docência e organização, planejamento e avaliação dos processos educativos.

Mercado de Trabalho
O licenciado em Ciências Biológicas do campus Araras poderá atuar em diferentes áreas da Biologia, embora seu trabalho seja predominantemente a docência nas ultimas séries do ensino Fundamental e em todo o ensino Médio, tanto no setor público como no setor privado. Atualmente percebe-se a crescente valorização do conhecimento biológico para educação e conservação ambiental e desenvolvimento de novas tecnologias que suportam o convívio sustentável do homem com o meio ambiente. Portanto, esse profissional poderá também atuar em universidades, jardins botânicos, zoológicos, museus e similares, e empresas de saneamento (água, lixo, esgoto), empresas de consultoria sobre meio ambiente, de pesca e empresas de produtos agrícolas e veterinários e indústrias diversas e laboratórios.

Vagas: 40 – Período: Noturno

Para acessar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas clique aqui.