Localização:
Rodovia Anhanguera, Km 174
Araras - São Paulo - Brasil

Contato:

Telefones de contato

Graduação

Notícias

EdUFSCar tem títulos entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2017

A UFSCar está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2017, principal troféu literário do País, anunciados nesta terça-feira, dia 3 de outubro. Dois livros publicados pela Editora da UFSCar (EdUFSCar) concorrem nas categorias “Ciências Humanas” e “Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas”; e um terceiro livro, de autoria de pesquisadores do Departamento de Química (DQ) da Instituição e publicado pela Editora Elsevier, concorre na categoria “Engenharias, Tecnologias e Informática”. Todos foram lançados em 2016.

O livro “Novas faces da vida nas ruas”, organizado por Taniele Rui, Mariana Martinez e Gabriel Feltran, docente do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar, é um dos finalistas da categoria “Ciências Humanas”. A obra apresenta produções que tematizam a situação de rua na última década (2006-2016), a partir de diversas lentes: das histórias de seus moradores, passando pela assunção e construção política do Movimento Nacional da População de Rua e pelas intersecções entre rua e crack à luz dos diversos dispositivos de atenção, gestão e tratamento mobilizados contemporaneamente. 

Por sua vez, o “Corpo no Outro Corpo: Homoerotismo na Narrativa Portuguesa Contemporânea”, de autoria de Jorge Vicente Valentim, professor do Departamento de Letras (DL) da Universidade, concorre na categoria “Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas”. A obra se debruça sobre a literatura homoerótica produzida em Portugal no contexto pós-Revolução dos Cravos, de 1974. O texto discute as múltiplas vias de leitura da questão de gênero e do homoerotismo, partindo de uma discussão sobre a apropriação do conceito de “pós-moderno”, aplicado à literatura portuguesa.

O livro “Química Orgânica Experimental – Uma Abordagem de Química Verde”, de autoria de Arlene Gonçalves Corrêa, Kleber Thiago de Oliveira, Márcio Weber Paixão e Timothy John Brocksom, docentes do DQ, concorre na categoria “Engenharias, Tecnologias e Informática” e reúne experimentos focando alguns dos princípios básicos da Química Verde. Os experimentos abordam temas como catálise, formas de energias e solventes alternativos, minimização de resíduos, desenvolvimento de processos mais seguros e eficientes. A publicação, da Editora Elsevier, é voltada para a formação de estudantes e profissionais das áreas de Química, Farmácia, Engenharia Química, dentre outras. Além dos procedimentos experimentais cuidadosamente testados durante as disciplinas de Química Orgânica Experimental do DQ da UFSCar, o texto aborda de forma clara os conceitos teóricos envolvidos, procurando estimular a aprendizagem da Química Orgânica. 

A previsão é que a lista de vencedores seja divulgada no dia 31 de outubro. A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti acontece em São Paulo, no dia 30 de novembro. Todos os indicados, nas 29 categorias, podem ser conferidos aqui.

Publicado por: Fabricio Mazocco
Em 04/10/2017