Localização:
Rodovia Anhanguera, Km 174
Araras - São Paulo - Brasil

Contato:

Telefones de contato

Graduação

Notícias

Campus Araras sedia 15º Encontro Brasileiro de Frutas Raras

No próximo sábado, dia 11 de novembro, das 8 às 12 horas, o Grupo de Pesquisas em Plantas Hortícolas e Paisagismo (GPHP) da UFSCar promoverá o “15° Encontro da Associação Brasileira de Frutas Raras (ABFR)”, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus Araras. O evento contará com a presença de colecionadores, pesquisadores e produtores de frutas, além de outros interessados no assunto.

O objetivo é a divulgação de informações sobre espécies frutíferas pouco conhecidas e exóticas, consideradas raras em virtude do comércio ainda limitado e pelas diferenças (biológicas, econômicas e de cultivo) que apresentam em relação às espécies populares. Serão tratados assuntos como o uso dessas frutas em processos de melhoramento genético e seu potencial na fruticultura nacional.

Após o credenciamento do participantes, a abertura do evento está prevista para às 8h40, com a palestra “Utilização de frutas nativas em cruzamentos visando à produção de variedades comerciais de frutas”, conduzida pelo professor Jean Carlos Cardoso, do Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal (DBPVA) da UFSCar. Às 9h20, o professor Evandro Henrique Schinor, também do DBPVA, fala sobre as “Espécies cítricas com potencial de uso na fruticultura”.

Em seguida, Ângelo Pedro Jacomino e Poliana Cristina Spricigo, professores da Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), apresentam o tema “Potencial de uso de espécies frutíferas nativas do Brasil”. No encerramento do evento, haverá trocas de sementes e mudas de frutas raras e outras espécies entre os participantes.

Em 2016, o Encontro foi realizado na Esalq-USP e contou com a presença de nomes importantes no segmento, como Edilson Giacom, proprietário do Viveiro de Plantas Ciprest; professor Ângelo Pedro Jacomino, um dos coordenadores do Grupo de Práticas em Fruticultura (GPF); e do professor Sérgio Sartori, presidente da ABFR e grande colecionador de frutas; além de inúmeros colecionadores de frutas e produtores rurais.

Podem participar do evento produtores, colecionadores, profissionais, professores e estudantes da área. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pelo e-mail eventosgphp@gmail.com. Mais informações estão disponíveis na página do GPHP no Facebook.

Publicado por: Janaína Felisberto
Em 09/11/2017