Localização:
Rodovia Anhanguera, Km 174
Araras - São Paulo - Brasil

Contato:

Telefones de contato

Graduação

Notícias

Unidade Saúde-Escola atende mais de 2,2 mil usuários ao longo de 2017

Em dez anos de funcionamento são quase 21,5 mil atendimentos oferecidos à população de São Carlos e microrregião na Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar. Até novembro de 2017, foram 2218 usuários (dos quais 623 chegaram à USE neste ano) atendidos em sete Linhas de Cuidados e diversas áreas, além de cerca de 34 projetos de extensão e 36 pesquisas em execução. No que se refere à infraestrutura, são quatro blocos de salas e 11 ambulatórios que abrigam o trabalho qualificado de 28 servidores técnico-administrativos, 63 docentes, 458 alunos em período de estágio e profissionais voluntários.

Para gerir toda essa estrutura e manter a qualidade do cuidado ao usuário, a atual gestão da Unidade, em seu primeiro ano de trabalho, buscou identificar os aspectos positivos e as fragilidades das ações desenvolvidas e dos serviços prestados. “Buscamos informações nas Linhas de Cuidado, por meio da análise direta dos serviços e da dinâmica dos servidores. Assim, estabelecemos objetivos específicos e prazos de execução, o que possibilitou a aferição dos resultados. Conseguimos alcançar grande parte das metas estabelecidas, algumas estão em processo e outras não foram atingidas por dificuldades operacionais com parcerias externas”, afirma a Diretora da USE, Nelci Adriana Cicuto. 

Entre as principais conquistas de 2017, Cicuto destaca a implementação dos Encontros Interprofissionais em Saúde, cujo objetivo é construir a integralidade do cuidado, o trabalho interdisciplinar e prover a assistência de qualidade ao usuário. No total, foram 485 participantes entre alunos de todas as áreas do conhecimento, docentes e profissionais da Saúde tanto da própria USE como das redes de Saúde e de Educação de São Carlos. Durante os encontros, houve a apresentação de todas as Linhas de Cuidado, além da discussão de casos clínicos vivenciados pelas equipes da Unidade. A Diretora diz que a avaliação sobre os encontros é muito positiva porque eles permitem uma integração entre as ações da USE com a comunidade interna e externa da UFSCar, sobretudo com os estudantes. “Os alunos são nosso foco principal, uma vez que serão multiplicadores de práticas de educação e de cuidado em saúde. Trabalhando com o aluno, sabemos que quem ganha é o usuário, receptor direto do atendimento”, destaca ela.

No âmbito organizacional também houve avanços, com mapeamento do uso dos espaços da USE para a otimização e o melhor aproveitamento de toda a infraestrutura disponível. Ao mesmo tempo, reuniões com as equipes estimularam a busca por soluções coletivas. A equipe readequou formulários e construiu novos fluxos para a organização dos serviços, com intuito de agilizar aprovações de projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como facilitar a dinâmica de trabalho; o processo de interconsultas do usuário e seus cuidadores; e as tramitações entre os serviços de Acolhimento, Prontuário e Gerenciamento de Dados. 

Nesse contexto, foi possível a criação de novas ações de ensino, pesquisa e extensão e a ampliação de ambulatórios médicos na USE, como o de Medicina Integral. “Em 2017, a Unidade recebeu o projeto Jardim Sensorial, com apoio do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Civil (PET-Civil) e a expectativa é ampliá-lo, a partir de parceria externas. Além disso, foram aprovados e serão implementados em 2018 o Ambulatório de Pequenas Cirurgias e consultórios de Nefrologia Infantil, Neurologia Pediátrica e Gastroenterologia Infantil”, antecipa a Diretora.

O programa de extensão “Amigos da USE”, submetido pelas Direção e Coordenação da Unidade, foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e terá início em 2018, com a finalidade de captar recursos humanos e financeiros na comunidade e região. Em relação às parcerias, inclusive, Adriana Cicuto destaca as já estabelecidas em 2017 com as empresas juniores de Computação e de Engenharia Civil da UFSCar, com o projeto Somos Todos Heróis e com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, além da participação em editais e prêmios, como os da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Fundação Péter Murànyi, Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, entre outros.  

Em 2017, a USE também foi ao encontro da comunidade, em ações de orientação e capacitação em intervenção precoce na Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da UFSCar; em mutirão que promoveu a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças residentes no distrito de Santa Eudóxia de São Carlos; e em conscientização sobre a importância da prevenção ao AVC, realizada em praça pública.

“Os desafios são constantes e procuramos superá-los diariamente contando com a colaboração de toda a comunidade da USE. Sem a força-tarefa integrada dessa equipe nada seria possível”, destaca a Diretora. Para o próximo ano, Adriana Cicuto aponta que os planos são testar e avaliar as mudanças procedimentais realizadas em 2017, mantendo os processos que deram certo e realizando os ajustes necessários sempre com base na percepção da comunidade, que envolve também os usuários e cuidadores. 

Entre as metas para 2018, também estão a proposição de novas ações de ensino, pesquisa e extensão; a ampliação das atividades interdisciplinares e com foco na integralidade do cuidado; a adequação do site da USE já foi iniciada em 2017, com apoio da Empresa Júnior da Computação (CATi Jr.); e o estabelecimento de mecanismos para minimizar as listas de espera. “Neste ano, conseguimos trabalhar no processo de diminuição das listas de espera por meio de força-tarefa de alguns docentes e seus estagiários, com atendimentos em grupo para os pacientes mais crônicos e de alta monitorada. Mas precisamos avançar. Acredito que esse seja um dos maiores desafios da gestão, pois necessitamos de parcerias externas para uma solução completa”, aponta a Diretora da USE.

“A qualidade da assistência ao usuário na USE é inquestionável, pois a equipe é altamente qualificada. Continuaremos, em 2018, ampliando nossas atividades em benefício da saúde da população de São Carlos e região”, conclui Cicuto.  Para mais informações sobre a USE, acesse o site www.use.ufscar.br ou a página da Unidade no Facebook.

Publicado por: Gisele Bicaletto
Em 20/12/2017