Orquestra da UFSCar une instrumentos atípicos com paixão pela música

A UFSCar é uma das universidades brasileiras que conta com uma Orquestra. Mas não nos moldes que se vê por aí. É uma Orquestra Experimental, com instrumentos que a diferenciam das tradicionais e com integrantes que são pessoas comuns, amantes da boa música e amigos entre si. Se em outras orquestras a flauta doce, xilofone orff, contrabaixo elétrico, bateria, teclado e sanfona não compõem o rol de instrumentos, na Experimental da UFSCar eles estão ao lado dos já conhecidos violinos e violoncelos, dentre tantos outros tradicionais. Ah! E tem também os instrumentos de percussão brasileira, como zabumba, alfaia, pandeiro de choro, pandeiro de samba, conga, tumbadora, que normalmente estão presentes nas orquestras apenas quando elas executam repertórios específicos de músicas nacionais.

Se todos esses instrumentos são especiais para uma orquestra como a da UFSCar, quem os toca também é. E muito! Compõem a Experimental pessoas que aprenderam a amar a música. Estão no grupo desde alunos do curso de Licenciatura em Música da Universidade, servidores docentes e técnicos e pessoas da comunidade que, durante o dia, cumprem com suas rotinas profissionais e à noite, nos ensaios, se realizam por meio de notas, claves e sons. Mas, para ser assim, há uma longa história a ser contada. Confira em reportagem na segunda edição da Revista UFSCar.

Publicado por: João Eduardo Justi
Em 20/03/2018