Localização:
Rodovia Anhanguera, Km 174
Araras - São Paulo - Brasil

Contato:

Telefones de contato

Notícias

Campus Sorocaba inaugura espaço de inovação SevenHub

No dia 10 de abril, o Campus Sorocaba da UFSCar inaugurou um novo espaço para inovação, o SevenHub. O lançamento contou com apresentação de André Coimbra Félix Cardoso, docente do Departamento de Administração (DAdm-So) e coordenador do projeto, e com a presença da Reitora da UFSCar, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, e do Pró-Reitor de Extensão, Roberto Ferrari Júnior, dentre outros integrantes da equipe da Administração da Universidade, integrantes da Agência de Inovação (AIn) da UFSCar e outros apoiadores e pessoas interessadas.

Na ocasião, Cardoso, idealizador do projeto, comemorou a inauguração da sala, apresentando seus propósitos e valores. Além de agradecer a presença da Administração Superior da Universidade, o docente apresentou os pilares do SevenHub, espaço que visa contribuir para a concretização de ideias através da inovação e do empreendedorismo. “Nós buscamos olhar para os desafios globais ao mesmo tempo em que olhamos para dentro de nós na busca por autoconhecimento. Afinal, temos muitos talentos e ideias dentro da Universidade e podemos olhar para fora buscando o que sabemos fazer melhor. É através desse pensamento crítico e ações práticas que podemos trabalhar juntos para transformar o mundo”, sugeriu.

O SevenHub recebeu essa denominação a partir da soma dos números das salas que reúne – as salas 124 e 106 do edifício ATLab, no Campus Sorocaba – e, também, em alusão a sete pilares: o espaço de coworking, para a realização de trabalhos em comunidade dentro de ambiente de troca de oportunidades; laboratório de educação e laboratório de pesquisa e desenvolvimento; hub de inovação, para a troca de projetos, pesquisas e colaboração; coincubação, como incubadora de ideias dentro da Universidade; aceleração de startups, para apoio às novas empresas que surgirão na Universidade; e inovação corporativa, visando aproximação das empresas interessadas nas pesquisas e soluções desenvolvidas na UFSCar.

O vínculo para a utilização do espaço se dará através de edital de submissão de projetos, além de processo de capacitação, conforme agenda disponibilizada publicamente. Além disso, serão realizados eventos (maratonas) para que as pessoas ingressem e estruturem suas ideias, com convite posterior à incubação com suporte e mentoria da Universidade. Cardoso registra que o projeto está apenas começando e se concentrará mais nos resultados do que em expectativas de crescimento. “O que temos é um desejo de criar contribuições concretas. Não nos importa a quantidade de projetos que teremos ao longo dos anos, importa que sejam projetos significativos e relevantes socialmente”. O docente também afirmou que o espaço vem reforçar e contribuir com a atuação da Agência de Inovação, que já possibilita a criação de ambientes favoráveis ao relacionamento da Instituição com o setor empresarial. “Nós queremos reforçar e contribuir com algo que já existe na Universidade, e eu acredito que só conseguiremos fazer isso se todos nós trabalharmos juntos”, sinalizou.

A Reitora da Universidade, Wanda Hoffmann, cumprimentou a equipe sobre o fortalecimento de talentos existentes na UFSCar, além de desejar bons frutos e afirmar o apoio da Administração Superior no avanço de projetos que levam o nome da Universidade. “O empreendedorismo realmente vai de dentro para fora, afinal somos empreendedores de nós mesmos. Por isso, eu cumprimento todos os alunos, funcionários e professores que não mediram esforços para avançar no caminho do conhecimento e empreendedorismo, e, especialmente, por construírem projetos que fazem com que a Universidade supere cada vez mais desafios e fronteiras”, declarou a Reitora.

Em sua fala, o Pró-Reitor de Extensão da Universidade, Roberto Ferrari, também parabenizou os envolvidos, idealizando que o espaço resulte em pessoas e projetos transformadores. “Eu me dou o direito de ser parte deste espaço por fazer parte da UFSCar. Por isso, gostaria de parabenizar e convidá-los a serem pessoas que transformem a sociedade através dessas ferramentas e instrumentos, a inovação e o empreendedorismo, ou seja, que saiam deste ambiente para mudar o mundo”, concluiu.

Os presentes foram convidados a sugerir ideias de logotipos, que serão votadas para auxiliar na criação de uma identidade visual do SevenHub. Para quem não está no Campus Sorocaba, mas deseja conhecer o novo espaço de inovação da UFSCar, uma possibilidade é acompanhar o projeto em sua página no Facebook.

Publicado por: Tatiane Liberato
Em 16/04/2018