Localização:
Rodovia Anhanguera, Km 174
Araras - São Paulo - Brasil

Contato:

Telefones de contato

Graduação

Notícias

Encontro sobre Agricultura Familiar é realizado na UFSCar

No período de 22 a 24 de fevereiro, aconteceu o Encontro Resiliência da Agricultura Familiar no Estado do Mato Grosso, nas dependências do Campus Araras da UFSCar. O evento envolveu integrantes da própria UFSCar, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade da Flórida (UF), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e de duas organizações não governamentais (ONGs), Instituto Ouro Verde e Instituto Centro de Vida, que atuam no setor de agricultura familiar.

O evento teve como objetivo discutir as transformações pelas quais a agricultura familiar do Estado do Mato Grosso está passando e sua capacidade de resiliência frente a essas mudanças, considerando toda sua complexidade sistêmica. Resiliência pode ser entendida como a capacidade de adaptação e transformação da agricultura familiar, frente às exigências do mundo moderno, sem perder seus fundamentos. O enfoque dos debates foram os meios de fortalecimento, enriquecimento e valorização da agricultura familiar, para que ela continue existindo em sua essência – com a gestão da propriedade compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária como principal fonte geradora de renda.

Durante o evento, os participantes compartilharam informações sobre projetos já em andamento para o fortalecimento da agricultura familiar. Um dos principais projetos tocados pelo grupo é o “Pesquisa-Ação para a avaliação e fortalecimento da resiliência da agricultura familiar na Amazônia (MT)”. Ele está estruturado na necessidade de reinvenção das estratégias de resiliência da agricultura familiar e nos desafios teóricos e práticos associados à esta ideia. Sua ênfase está voltada para as formas de ocupação da paisagem e uso de recursos naturais; interações sociais, cultura e modos de vida; governança, gestão e instituições; relações econômicas e de mercado. O projeto abrange dez municípios, nas regiões Norte e Noroeste do Estado do Mato Grosso.

Após a realização do encontro, o grupo espera que as soluções debatidas beneficiem não apenas os projetos em andamento, mas se expandam para toda a cadeia da agricultura familiar. Além disso, para o professor Jozivaldo de Morais, diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus Araras da UFSCar, os resultados do debate são de grande importância para os alunos que estudam na área, professores e pesquisadores, que terão oportunidade de aprender mais e se aprofundar no tema; e, principalmente, beneficiam o próprio o agricultor familiar, valorizando sua cultura e possibilitando assim seu crescimento técnico e econômico.

Publicado por: Janaína Felisberto
Em 08/03/2017