Localização:
Rodovia Anhanguera, Km 174
Araras - São Paulo - Brasil

Contato:

Telefones de contato

Graduação

Notícias

Campus Araras promove ações especiais para receber ingressantes de 2017

No mês de março, o Campus Araras da UFSCar promove a Calourada 2017 com ações de integração e acolhimento aos novos estudantes da Universidade. A programação se inicia na próxima segunda-feira, dia 20 de março, no Anfiteatro do Campus, com a apresentação da diretoria do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e das coordenações de curso, a partir das 8 horas. Logo em seguida, às 9 horas, a Reitora da UFSCar, professora Wanda Hoffmann, realiza a Aula Magna. No mesmo dia, haverá uma série de atividades, pela manhã e à noite, com o intuito de compartilhar com os ingressantes informações importantes sobre o funcionamento da Instituição. A partir das 15h10, os alunos participarão de campanha solidária de arrecadação de alimentos para instituições beneficentes.

Já no dia 21 de março, a programação conta com aula de paisagismo e os estudantes terão também a oportunidade de participar de gincana estudantil no Campus São Carlos, entre 12h30 e 18 horas, com saída em frente à cantina do Campus Araras. No período noturno, haverá a apresentação do Programa de Educação Tutorial (PET) de Química, a partir das 19h30, seguida de informações sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). As duas atividades são realizadas no Anfiteatro.

Na quarta-feira, dia 22, haverá gincanas (das 14 às 18 horas e das 20 às 22h40, na quadra) e trote solidário (entre 8 e 12 horas, com saída em frente à cantina), além de tour pelo Campus Araras no período noturno (das 19 às 20 horas). Já no dia 23 de março, tem o trote ecológico com o plantio de mudas. A atividade acontece das 9 às 12 horas com saída em frente à cantina do Campus. Mais informações sobre as ações realizadas no Campus Araras podem ser conferidas no site da Calourada.

De acordo com a Pró-Reitora de Graduação Adjunta da UFSCar, professora Cláudia Buttarello Gentile Moussa, a Calourada é um marco na vida dos novos alunos. “Trata-se de um momento especial, pois além de informar, a iniciativa tem o intuito de integrar os ingressantes à comunidade e celebrar esta conquista e o início desta nova etapa”, ressalta. Com iniciativas diversas, a UFSCar incentiva ações solidárias, esportivas e que visam o bem-estar do estudante, repudiando qualquer tipo de ato violento e de constrangimento. O Regimento Geral da Universidade prevê sanções disciplinares para comportamentos inadequados e a Ouvidoria da Universidade recebe denúncias de casos que envolvam trotes ou outros comportamentos violentos, degradantes ou discriminatórios. O contato pode ser feito pelo site www.ouvidoria.ufscar.br.

A Calourada 2017 é uma realização da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e diferentes coletivos estudantis da Universidade. A programação completa da iniciativa em todos os campi da UFSCar – São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino – está disponível em www.calourada.ufscar.br.

Publicado por: Adriana Arruda
Em 15/03/2017