Localização:
Rodovia Anhanguera, Km 174
Araras - São Paulo - Brasil

Contato:

Telefones de contato

Graduação

Notícias

Livro aborda a produção da cana-de-açúcar a partir da sustentabilidade

A professora Roberta Cornélio Ferreira Nocelli, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME), do Campus Araras da UFSCar, desde 2012 se dedica ao projeto temático “Ação de produtos empregados no cultivo da cana-de-açúcar sobre organismos não alvo”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A intenção é estudar os efeitos da produção canavieira no meio ambiente e, de modo específico, investigar como os organismos, que não são alvo direto das substâncias químicas usadas na cultura da cana, acabam sendo impactados por elas. 

O projeto foi finalizado em abril de 2017 e culminou na publicação do livro “Cana-de-açúcar e seus impactos: uma visão acadêmica”, com os principais resultados obtidos ao longo do estudo, que também já rendeu uma série de publicações de artigos em revistas científicas. O livro traça um breve histórico da cultura de cana-de-açúcar, que ocupa mais de 50% de toda a área do Estado de São Paulo, e sua importância para o País, e destaca seus impactos sociais e econômicos. Relata também os principais agroquímicos empregados na produção e os diferentes resíduos gerados pela indústria sucroalcooleira, salientando o efeito da fertirrigação da cana-de-açúcar por vinhaça nas propriedades físicas, químicas e hidráulicas do solo e em corpos d’água por meio do emprego de diferentes organismos não alvo. Ao final da obra, a cultura da cana-de-açúcar é discutida à luz da sustentabilidade, ressaltando a importância da conservação do solo, da água e da biodiversidade, da proteção de florestas e das matas ciliares e da redução de emissões de CO2, de efluentes e de resíduos no ambiente, com propostas para que a produção da cana possa ser mais sustentável.

Nocelli afirma que o livro é importante por estimular a reflexão sobre a cultura canavieira, a partir da sustentabilidade, além de contribuir com as pesquisas realizadas no Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus Araras da UFSCar, um dos destaques nacionais em trabalhos na área da cultura da cana-de-açúcar. “O projeto permitiu o desenvolvimento de estudos que contribuirão para que pensemos na cultura da cana-de-açúcar de modo mais sustentável e possamos garantir a coexistência dos benefícios econômicos com a conservação ambiental no Estado de São Paulo. Isso também faz com que, cada vez mais, o CCA se destaque entre os maiores centros produtores de conhecimento sobre o assunto no País”, diz a professora. 

A obra está está dividida em 14 capítulos que, além de Nocelli, foram escritos por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da própria UFSCar e da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), com a coordenação dos professores Odair Correa Bueno e Carmem Fontanetti, da Unesp. O livro está disponível gratuitamente na Internet, como forma de tornar o conhecimento sistematizado nele o mais acessível possível. “A ideia é disponibilizar os dados para subsidiar novas pesquisas; para que as usinas e produtores possam entender os impactos de suas atividades e pensá-las de forma mais sustentável; e para garantir à população acesso à informação, de modo que possa compreender os processos envolvidos na produção da cana-de-açúcar e passe a atuar de forma crítica nos processos de transformação da sociedade.” conclui Nocelli. 

O livro está disponível para download no site da Canal 6 Editora.

Publicado por: Janaína Felisberto
Em 09/08/2017